Peniche e Rio Maior

Foram estas as duas cidades em que parámos para observar algumas coisas relacionadas com a Geologia.

Em Peniche deparámo-nos com grandes arribas e uma grande vista para o oceano. Analisámos a paisagem para concluir como teria sido a sua formação. Falámos ainda das Berlengas, reserva natural de Portugal e sobre a sua formação. Foi um local muito interessante, não só pela vista, mas também porque havia muito para ver e averiguar.


Um dia depois parámos em Rio Maior para ver as suas salinas. Estas encontram-se junto à Serra dos Candeeiros, longe do mar. Nesta pequena aldeia destacam-se uns tanques, que estão cheios de água salgada e dão origem a grandes concentrações de sal. O facto de estarem longe do mar foi um tema a focar. Estávamos na presença de um domo salino. De facto, era impressionante como este sal era formado.


Estas duas paragens requerem um pequeno relatório em que analisaremos fotos, recorrendo a todas as instruções dadas pelos professores. Apesar de o prof. Salsa ter pedido 8 fotos acho que não vão poder ser entregues tantas, já que não parámos para observar uma chaminé vulcânica que estava agendada.