Datação das rochas e estratigrafia

A estratigrafia é a disciplina da Geologia que estuda, descreve e tenta classificar as rochas sedimentares.


A datação relativa tenta indicar uma ordem cronológica para as formações geológicas. Há e aplicam-se diferentes Princípios da Estratigrafia:

Príncipio da sobreposição
Numa sequência de estratos não modificados, qualquer estrato é mais recente daqueles que lhe servem de base, e qualquer é mais antigo daqueles que o sobrepõem.


Princípio da continuidade lateral
Através deste princípio é possível estabelecermos correlação de idades e de posição entre estratos distantes um do outro.


Princípio da identidade paleontológica
Se dois estratos tiverem o mesmo conjunto de fósseis podemos dizer que têm a mesma idade realtiva. Para termos melhor noção deste princípio temos de ter em conta os fósseis de idade, que por terem vivido em curtos períodos de tempo permitem datar as rochas em que se encontram.


Princípio da intersecção e inclusão
Qualquer estrutura que intersecte estratos formou-se depois deles, sendo então o mais recente. Se fragmentos de rocha estiverem incorporados num estrato, estes são mais antigos que o estrato.


Reflexão: O nosso planeta apresenta muitas barreiras para o seu conhecimento, mas o ser humano consegue contornar a maior parte das barreiras. Foi com estes simples princípios que desvendámos difíceis segredos. Assim sendo, concluímos que estes princípios dão-nos uma maior oportunidade de estudarmos e de entendermos as características litológicas e os estratos de certos locais.