Apesar de o teste já ter passado, continuarei aqui a postar alguns conhecimentos novos até ao final do período. Assim postarei hoje e amanhã duas visões sobre a evolução das espécies: Lamarckismo e o Darwinismo.
Foi Lamarck o primeiro a tentar explicar o precesso da evolução. Naqueles tempos a igreja tornava difícil os avanços científicos. Não é de espantar que o fixismo fosse a teoria aceite já que a origem das espécies era vista como um processo divino.
Segundo Lamarck a evolução dos seres vivos podia ser explicada a partir de duas leis:
• Lei do uso e desuso;
• Lei da herança das características.
Vamos analisar o exemplo dos pescoços das girafas para explicar a sua teoria. Segundo Lamarck, os seres vivos têm a necessidade de usarem e desenvolverem determinados órgãos para sobreviverem. Assim, seguindo a Lei do uso e do desuso, as populações ancestrais teriam pescoço curto mas a necessidade de chegaram ao alimento no topo das árvores fez crescer o pescoço. De acordo com a Lei da herança das características, estas características adquiridas na vida das girafas eram passadas à descendência, apresentando hoje pescoços compridos.
Reflexão: Apesar do brilhantismo em ter refutado o fixismo e ter tentanto explicar que as espécies sofrem mutações, a sua teoria não é muito coerente. De facto, se tentássemos adpaptar esta teoria aos dias de hoje ela seria completamente posta de parte. Mesmo assim, o Lamarckismo foi um grande avanço científico que foi mais tarde ultrapassado por Charles Darwin.
Lamarck
Publicado Tomás Soares Marcadores: Conteúdo Leccionado