Darwin

Charles Robert Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista inglês, mais famoso pela sua teoria controversa quanto ao evolucionismo. A sua teoria baseava-se na evolução das espécies por selecção natural e reprodução diferencial. As ideias expressas pelo Darwinismo ainda hoje se mantêm, pelo que são a chave para e explicação de diversos fenómenos que ocorrem na Natureza.

A bordo do Beagle, Charles Darwin deparou-se com uma grande biodiversidade que expôs no seu livro "A origem das espécies". Foi seleccionando certos dados e muitos exemplares de organismos. Assim que os começou a estudar foi capaz de fazer muitas ligações. Concluiu que as as espécies que observava eram mutações de outras espécies já existentes.

Apercebeu-se também que as populações tinham tendência a crescer muito rápido e que não haveria alimento para todos, pelo que se daria uma luta pela sobrevivênvia. Foi assim que chegou à Teoria da Selecção Natural, a Natureza privilegia as características de certos indivíduos, tornando-os mais aptos ao meio ambiente. Assim os mais fracos são eliminados. Apenas sobreviviam os que tinham maiores condições de adaptarem-se às condições ambientais, e eles reproduziam-se deixando descendentes férteis com as melhores características (Reprodução diferencial).

Vamos analisar de novo o pescoço das girafas mas agora pelo Darwinismo. Segundo este, nas populações ancestrais das girafas haviam umas com o pescoço mais comprido que outras. Assim como o meio priveligia as maiores, pela selecção natural, as girafas com o pescoço mais curtas foram sendo eliminadas porque não estavam tão bem adaptadas ao meio. A impossibilidade de chegarem ao topo das árvores tornou-as fracas. Assim as mais fortes foram reproduzindo-se mantendo essas boas características que eram passadas à descendência. Assim as girafas apresentam actualmente um pescoço comprido.

Reflexão: Este é um dos pilares da ciência. Charles Darwin foi mesmo uma mente brilhante. Tendo viajado pelo mundo durante 5 anos aos 22 anos, coleccionouados para depois os estudar. Assim chegou a algumas das mais importantes conclusões para a Ciência moderna. Aoesar de não conseguir explicar algumas coisas, as suas teorias foram um grande avanço e pôs de parte o fixismo.