E o prémio de animal mais solidário vai para...
O Morcego Vampiro!
Se um colega não encontra comida, o outro regurgita sangue para compartilhar. Um exemplo de companheirismo e amizade. Afinal os vampiros não são maus!
Mais Solidário
Publicado Tomás Soares
Lua Mais Próxima Da Terra
São imagens vindas do Brasil, ainda em 2008 mas mesmo no final. O que se passou foi que a lua encontrava-se no ponto mais próximo possível à Terra. Mais brilhante, mais nítida e maior foi vista por todo o mundo! Agora só por 2017 podemos ver igual. Mais vale ver o vídeo!
Publicado Tomás Soares
Espécie, População, Comunidade e Ecossistema
Espécie
São organismos idênticos, capazes de se cruzarem entre si e originando descendência. Apesar disto há algumas excepções como o Tigre e o Leão ou o Cavalo e o Burro.
População
Os seres que pertencem à mesma espécie podem juntar-se formando uma população.
Comunidade
Indivíduos de espécies diferentes podem habitar uma mesma área e estabelecer relações entre si. Se isto acontece forma-se uma Comunidade Biótica ou Biocenose.
Ecossistema
O conjunto das Comunidades, do Ambiente e as Relações estabelecidas entre si formam um Sistema Ecológico ou Ecossistema. Todos os Ecossistemas da Terra formam a Biosfera.
No ecossistema existem componentes bióticas, os seres vivos, e os componentes abióticos, os factores ambientais.
Reflexão: Já se percebe as várias camadas da Biosfera.
Começa-se pela espécie que ao juntar-se com outros elementos da mesma, formam uma população.
Na Biosfera todos se relacionam entre si e quando várias espécies habitam a mesma área forma-se uma comunidade biótica.
O maior conjunto que engloba as comunidades, o ambiente e as relações estabelecidas formam ecossistemas.
Todos os ecossistemas formam a Biosfera.
Publicado Tomás Soares
Sistemas Biológicos
Sistemas Biológicos
Os sistemas biológicos organizam-se de forma hierárquica. Há níveis mais simples até aos mais complexos quanto à sua organização.
Biosfera -> Ecossistemas -> Comunidades -> Populações -> Organismos
Nos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes juntam-se formando tecidos.
Diferentes grupos de tecidos associam-se formando enormes e mais complexas estruturas, os órgãos.
Os órgãos também se "associam" formando sistemas de órgãos.
Os sistemas de órgãos cooperam depois entre si, formando um Organismo (Nível mais Complexo).
Organismo -> Sistema de Órgãos -> Órgão -> Tecido -> Célula
Reflexão: A Biosfera está organizada em alguns níveis, tanto quanto ao organismo e à biosfera. Formam-se níveis mais simples até aos mais complexos e mais abrangentes. Há uma organização hierárquica.
Publicado Tomás Soares
Desertificação
Descrição: Um rapaz pobre, negro, provavelmente africano, faz frente a uma onde de areia. Nota-se a ironia do autor.
Reflexão: Não é só a poluição que está a limitar a quantidade de água. Em países africanos, a falta de chuvas está a afectar gravemente muitas pessoas. O autor joga com esse factor e transforma o areal seco numa enorme onda. É esta a realidade que todos os dias biliões de pessoas encontram e sem ajuda não lhe podem fazer frente.
Publicado Tomás Soares
Fêmeas Infiéis
A parceira dos aracnídeos e dos Louva-a-Deus ganham o segundo prémio dos "Recordes Animais".
Algumas destas fêmeas comem o macho depois ou até antes da cópula.
Para algumas espécies, o sacrifício do macho é imprescindível. É necessário para as fêmeas devorar as cabeças. Afinal de contas, depois do acasalamento o macho já não serve para nada na continuação da espécie.
Algumas espécies de escaravelhos, lutam entre eles pela posse das fêmeas, mas estas não duvidam em abandonar os seus pretendentes em plena luta para ficar com o próximo que cheguar.
Publicado Tomás Soares
Uma Verdade Inconveniente
Este Documentário/Filme, imperdível e inesquecível, virou todas as atenções para os problemas ambientais. Todos o conhecem, é o "Uma Verdade Inconveniente" de Al Gore. É apenas o trailer e já vamos por 2009 mas, mesmo assim dá mesmo muito que pensar!
Nota: Apesar de só vir hoje, o artigo "Vídeo da Semana" continua aos sábados.
Publicado Tomás Soares
Animal Mais Forte
O critério de selecção não é o que consegue suportar mais peso, mas sim o que o que suporta um peso equivalente ao peso do seu corpo. Por exemplo, o homem só é capaz de suportar cerca de três vezes o seu próprio peso. Um halterofilista de 100 Kg conseguirá suportar cerca de 250 Kg.
Explicado o critério vamos conhecer o animal mais forte do Mundo!
É o escaravelho rinoceronte, Oryctes Nasicornis.
Vive na Europa e é por ser capaz de suportar nas suas costas, um peso cerca de 850 vezes maior que o seu próprio peso que ganha este prémiozito. Se o homem conseguisse levantar 850 vezes este peso levantaria 65 toneladas!!!
Publicado Tomás Soares
Ojos Del Salado
Ojos Del Salado é o maior Vulcão do Mundo. É um estratovulcão com 6893 metros de altitude. É também a segunda mais alta montanha da América do Sul.
Está localizado numa região muito pouco explorada na fronteira entre a Argentina e o Chile. É contudo um vulcão inactivo. Estudos recentes dizem que a sua última erupção ocorreu há aproximadamente 1300 anos.
Publicado Tomás Soares
Estegossauros
Grande hervíboro solitário, cujo corpo se encontra coberto por placas características que se erguiam em exibição. O seu principal meio de defesa consistia num conjunto de quatro temíveis espinhos no final da cauda.
Achados Arqueológicos
Numerosos achados relativos a três espécies, incluindo esqueletos completos, bem como juvenis encontrados na Formação de Morrison.
Dimensões
Com um comprimento máximo de aproximadamente 13 metros, pesava cerca de 7 toneladas. A altura dos quadris, incluindo as placas, seriam de quase 7 metros.
Alimentação
Alimentava-se de vegetação rasteira, mas o seu bico forte pertimir-lhe-ia debicar vegetação densa.
Época
160-145 milhões de anos atrás
Publicado Tomás Soares
Animal Mais Rápido
O animal que arrecada o primeiro lugar é o gavião!
Consegue atingir os 165 Km/h!!! sem ser em voo picado, ou seja, em queda livre.
O Gavião é uma das aves de rapina mais pequenas, possuindo mesmo assim uma cauda comprida que lhe proporciona um voo enérgico. A fêmea é maior que o macho e ambos têm na cauda listas escuras. Tem 28/38 cm de comprimento e alimenta-se sobretudo de pequenos pássaros.
Publicado Tomás Soares
Energias Renováveis
Vamos passar agora para o aspecto positivo do Mundo. Hoje temos as energias renováveis!
Descrição: Trabalhadores levantam um aerogerador.
Reflexão: Não é sabido por todos mas Fafe tem o maior Parque Eólico da Europa! É verdade!Portugal tem investido pouco neste tipo de energias até porque somos o país com mais horas de Sol e não produzimos quase energia solar suficiente. Felizmente as coisas a nível mundial estão a mudar tendo agora maior atenção para os problemas ambientais.
Publicado Tomás Soares
A Biosfera e a Sua Organização
Biosfera -> Compreende a camada superficial terrestre e é capaz de suportar tudo.Como se encontra organizada a Biosfera?
Célula -> A célula é a Unidade Fundamental da vida.
Na Natureza podem surgir isoladas, assim esses seres são Seres Unicelulares, e pode aparecer associadas entre si, sendo um Ser Pluricelular ou Multicelular.
Reflexão: A célula é a componente de toda a matéria vida. É constituinte dos seres mais simples como as bactérias aos grandes organismos como o ser humano. Seres unicelulares são compostos apenas por uma célula e seres pluricelulares são conjuntos de células semelhantes com funções iguais.
Célula Animal
Publicado Tomás Soares
Biologia, Finalmente...
É com a entrada na minha parte favorita da disciplina, a Biologia, que vou tentar a todas as aulas postar um resumo do que foi dado, fazendo assim a conclusão e reflexão da matéria.
Publicado Tomás Soares
Sismo de Sumatra
Esqueci-me já sábado de dizer que as informações sobre o trabalho dos Grandes Sismos está agora disponível.
Já está na Barra de Navegação e na Barra Lateral o link para este pequeno Blog. Decidi criar um e não postar informações aqui porque é mais fácil para mim e para quem quiser aceder.
Obrigado!
Publicado Tomás Soares
Terra
A Terra é um planeta do Sistema Solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas telúricos. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectónicas animadas de movimento e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A Terra é o único corpo planetário conhecido que possui vida da forma a qual conhecemos.
O planeta Terra tem aproximadamente uma forma esférica, mas a sua rotação causa uma pequena deformação, a achatação nos pólos.
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas rochosos, é dividido por critérios químicos em uma camada externa, a crusta de silício, um manto altamente viscoso, e um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada líquida dá origem a um campo magnético devido a convecção de seu material, electricamente condutor.
O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar à superfície, através de erupções vulcânicas e fendas oceânicas.Camadas terrestres, a partir da superfície:
Litosfera (de 0 a 60,2km)
Crosta (de 0 a 30/35 km)
Manto (de 60 a 2900 km)
Astenosfera (de 100 a 700 km)
Núcleo externo (líquido - de 2900 a 5100 km)
Núcleo interno (sólido - além de 5100 km)
A Terra tem apenas um satélite, a Lua, e tem um enorme geodinamismo interno e grande dinamismo externo.
A Terra é um caso único de sorte e acaso quanto à sua formação de maneira a albergar a vida.
Publicado Tomás Soares
No Laboratório
Apesar de ser a primeira edição e hoje ser terça, não vou fazer a revisão da aula prática. Isto deve-se a não estarmos a fazer projectos ou trabalhos, mas sim apresentações ou a dar matéria. Na próxima semana se for igual também não terei essa oportunidade. Não postando nada.
Publicado Tomás Soares
Google Earth - Ancient Rome 3D
Está agora disponível para os mais interessados o Google Earth versão Romana. Esta nova edição dá-nos uma reconstrução 3D daquilo que terá sido a Roma antiga.
Está ainda em construção e, os edifícios não são muito detalhados porque os estudos não dão a possibilidade de se saber esses detalhes.
Na Roma antiga 3D você pode:
- Voar até Roma e ver como parecia em 320 d.C.
- Visitar o Interior de Monumentos Famosos
- Visitar sites em 3D como o Fórum Romano, Coliseu e o Fórum de Julius Caesar.
- Aprender como os Romanos Viviam.
Para os mais curiosos deixo aqui o link para descarregar de graça este programa. É preciso é ter-se o programa instalado em inglês já que ainda não há a versão portuguesa. Mesmo assim é aconselhado!
http://earth.google.com/rome/
Publicado Tomás Soares
Animais Mais Rápidos
O Agulhão-Bandeira ou Agulhão-Vela é o animal marinho mais rápido. Bate o Peixe-Espada por este título mas não ganha o de mais rápido de todos.
Este animal pode encontrar-se nas regiões do Brasil.
As suas características mais marcantes é a grande barbatana dorsal em forma de vela, o que lhe valeu o seu nome, e o bico em forma de espada.
Alcança mais de 3m de comprimento total e tem mais de 60 Kg.
Pode atingir os 130 Km/h.
Publicado Tomás Soares
Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera
A direcção e a velocidade de propagação das ondas P e S são condicionadas pelas características elásticas dos materiais em que se propagam, definindo superfícies de descontinuidade, isto é, limites de separação entre materiais de composição, densidade e rigidez diferentes.
Assim conclui-se que o interior da Geosfera é heterogéneo, estando dividido em camadas concêntricas de densidade e rigidez diferentes.
Estas descontinuidades dividem a Terra em Crusta (Mohorovicic), Manto (Gutenberg) e Núcleo (Lehmann) Externo e Interno.
Como as ondas S se propagam na crusta, no manto e no núcleo interno indicam que estas camadas são sólidas.
O aumento da velocidade das ondas P na fronteira de Lehmann, apoia também a hipótesse de que o núcleo interno seja sólido.
A não propagação das ondas S no núcleo externo permite inferir que este é líquido.
A variação da velocidade das ondas P e S permitem saber que a crusta continental é granítica, a crusta oceânica é basáltica, o manto é líquido e o núcleo é metálico.
A existência de um núcleo externo líquido, determina a existência de uma zona de sombra para cada sismo, isto devido aos desvios das trajectórias das ondas P e S, por relexão e refracção, na qual não se regista actívidade sísmica directa.
Publicado Tomás Soares
Ornithocheirus
Pterossauro marinho de grande porte capaz de percorrer grandes distâncias. O seu longo bico estava adaptado à pesca em pleno voo.
Achados Arqueológicos
Diversos achados fragmentados na Europa e América do Sul, principalmente provenientes da Formação de Santana, no Brasil. Os diferentes achados foram inicialmente identificados como espécies distintas, gerando alguma confusão na altura de dar um nome ao gigante pterossauro. Foram surgindo muitos nomes, mas Ornithocheirus parece estar destinado a persistir. As enormes dimensões atribuídas ao pterossauro baseiam-se em diversos fragmentos de asas e dedos encontrados em praias de Inglaterra.
Dimensões
Envergadura máxima de 13 metros, com cumprimenento total do corpo de apenas 3.5 metros. O peso do Ornithocheirus é muito difícil de calcular, mas é certo que seria extremamente leve para o seu tamanho de modo que uns 100 Kg de peso seriam um valor provável. A sua cabeça mediria cerca de 1.5 metros de comprimento e, apoiado nas quatro patas, mediria cerca de 3 metros de altura.
Alimentação
Principalmente lulas e peixe.
Época
125-110 milhões de anos atrás
Publicado Tomás Soares
Vénus
Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar. Tem este em honra da deusa romana do amor, Vénus. É um planeta telúrico ou terrestre e é o planeta que mais se assemelha à Terra. São similares quanto ao tamanho, massa e composição. A sua órbita é uma elipse praticamente circular.
A partir da Terra só pode ser visto algumas horas. Apesar disto, quando Vénus está mais brilhante pode ser visto durante o dia. É um dois únicos corpos celestes que podem ser vistos tanto de dia como de noite (o outro é a Lua). Vénus é conhecido nalguns países como a estrela da manhã. Assim Vénus sempre foi conhecido como planeta mesmo nos tempos pré-históricos.
Não possui satélites naturais, demora 224 dias na sua órbita sobre o Sol e tem o seu movimento de rotação, maior que o de translação. Demora 243 dias a rodar sobre si. A sua rotação retrógrada ou seja, gira ao contrário da Terra.
Vénus possui uma densa atmosfera, composta em sua maior parte por dióxido de carbono. A enorme quantidade de CO2 da atmosfera provoca um forte efeito estufa que eleva a temperatura da superfície do planeta até 460 °C. Isto faz Vénus ser mais quente do que Mercúrio, apesar de estar a mais do que o dobro da distância do Sol que este e receber somente 25% da sua radiação solar.
A densa atmosfera de Vénus faz com que os meteoritos se desintegrem rapidamente na sua descida à superfície, embora os maiores possam chegar à superfície. Assim não tem a superfície carregada de crateras mas sim de enormes rios de lava devido á enorme actividade vulcânica.
Publicado Tomás Soares
Animais Mais Rápidos
Muitos podem não saber mas a Chita não é o animal mais rápido do mundo! É sim o animal terrestre mais rápido do Mundo.
Chita:
O leopardo, também conhecido como chita, leopardo-caçador, é um felino. Tem como habitat a savana, vive na África, Península Arábica e no sudoeste da Ásia. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para tracionar melhor em alta velocidade. A sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes na sua cauda. Encontra-se actualmente em risco de extinção.
Publicado Tomás Soares
Pesca Ilegal #1
É de todos conhecido que a exploração ilegal e excessiva de alguns recursos está a criar desequilíbrios ambientais.
Publicado Tomás Soares
Pesca Ilegal #2
A introdução de imagens nas postagens está-me a criar problemas no Layout do Blog. Assim esta divisão em duas partes foi a única maneira de conseguir postar o conteúdo.
Descrição: Dois peixes encontram-se e na ironia do cartoon, um tem um piercing na barbatana.Esse repara que o outro tem alguma coisa na boca. Um anzol, mas não o sabendo pergunta se também tem um piercing. O outro peixe fica com cara de poucos amigos.
Reflexão: Esta situação é de facto preocupante. A exploração de recursos animais com a pesca ilegal e a caça furtiva são negócios milionários. Neste momento de crise são negócios apetecíveis e só instituições como a GreenPeace parecem realmente preocupar-se com este problema. Só quando se sentirem os efeitos é que se vão tomar medidas que não terão algum efeito. Muitas espécies extintas e desequilíbrios ambientais.
Publicado Tomás Soares
Brevemente...
Como já referido novos espaços se iniciarão e alguns acabarão (não já), O Sistema Solar e O Tempo Dos Dinossauros.
Vou fazer uma agenda que postarei na barra lateral do blog em que dirá o tipo de postagem que cada dia terá. Isto não significa que decida adiantar ou postar mais alguma coisa. O mesmo se aplica a algum atraso de postagem porque ninguém é perfeito.
Esqueci-me também de dizer que acho que até agora ninguém postou nada sobre isto mas deve-se fazer uma análise à visita de estudo efectuada a Lisboa.
Espero estar a ser o primeiro e se não for fico contente na mesma por analisar uma viagem que adorei!
Publicado Tomás Soares
Amigo Das Ciências
É com grande prazer e alegria que digo que o meu Blog parece ter chegado a um patamar superior! Apesar de apenas conseguir visitas e muitos poucos comentários, dois se não me engano, hoje consegui ter o Blog comentado por um americano!
Amigo Das Ciências torna-se Internacional : )
Apenas fico triste pelos visitantes portugueses não contribuirem com comentários que, poderiam ajudar o meu Blog a tornar-se melhor!
Faço assim este apelo a uma maior ajuda!
Agradeço a babbler pelo comentário que me deixou muito feliz por senir o meu trabalho apreciado!
Thanks babbler forthe comment. It left me very happy because I could feel my Work Apreciated!
-> http://babbler-slimyslugfriends.blogspot.com/
Publicado Tomás Soares
Tsunami de Samatra
Faltou-me dizer na postagem anterior e aproveito para lembrar que foi o "meu" Sismo, aquele que provocou o enorme Tsunami que arrasou a Ásia...
Deixo outra foto para se perceber a dimensão deste fenómeno...
Para quem não percebe a imagem eu passo a explicar...
Na imagem de cima vê-se o inicio do dia 26 de Dezembro de 2004 e na segunda vê-se uma imagem alguns momentos depois. Esta imagem antecede um Tsunami já que a água do mar teve um enorme recuo! A tragédia veio alguns minutos depois.
Publicado Tomás Soares
Sismo de Samatra
Agora acabado o problema do acesso ao Internet e já terminado o Monte Vesúvio.Blogspot tenho agora como tarefa fazer outro trabalho. Agora em vez de um Vulcão, é um sismo, o de Samatra que em 2004, apenas um dia depois do Natal deixou em crise quase todo o terreno situado no Sul da Ásia.
Vou deixar apenas uma foto para aqueles que não sabem bem de que sismo se trata...
Publicado Tomás Soares
Monte Vesúvio
Como prometido o conteúdo sobre o Monte Vesúvio encontra-se agora disponível. É verdade que deveria estar online mais cedo mas os já referidos problemas não deixaram. Aconselho a visita a este Blog já que desde que hoje iniciei o contador já vamos perto das 100 visitas.
Conteúdo muito bom, bem organizado e muitos extras para se ver.
Vou tentar ainda fazer o Download e consequente Upload de alguns documentários para este meu segundo Blog.
Tenho como sabem o enderenço na Barra de Navegação em cima do Blog Amigo Das Ciências mas deixo já aqui o endereço para um mais rápido acesso:
-> http://montevesuvio.blogspot.com/
De certo que o irão visitar e aconselhar! Espero eu :)
Publicado Tomás Soares
1º Período - 2º Período
Primeiro de tudo quero pedir desculpa pela má actualização do E-Portefólio, que desde 16 de Dezembro não recebe actualização. Isto deveu-se a ter mudado de residência e durante este período fiquei sem a ligação que tenha à Internet por cabo, e quanto a outra ligação, sem fios, o meu portátil ficou com o carregador avariado não podendo aceder a Web.
Desculpas pedidas!
Agora vamos ao que interessa!
1º Período
Acabei o período com a avaliação 18. Autoavaliei-me em 19 mas compreendo a minha avaliação até porque tenho mais dois períodos para mostrar ao professor que consigo mais.
Quanto ao blog foi autoavaliado em 17. Penso que o Grafismo era muito bom, Conteúdo era também muito bom mas faltava uma componente essencial. Penso que isso foi a parte em que se podia descontar o Blog. O E-Portefólio tinha a carência de Conteúdo Leccionado que, por sua vez, não apresentava assim reflexões pessoais sobre a matéria, e não sobre outro assunto qualquer (Que foi o que percebi).
2º Período
Só quero dizer que vou trabalhar mais durante a aula e em casa para atingir o 19.
Quanto ao Blog já vou ter muito trabalho pela frente para poder recuperar o caminho de um problema informático. Até o Blog dedicado ao Vulcão se ficou pelo papel tendo guardado posts que ainda não puderam ser publicadas... Só hoje!
Vou continuar com todos os espaços, uns quase a acabar, outros que ainda nem começaram, vou tentar fazer a revisão das aulas práticas e também das outras duas "normais", e o Meu Projecto vai ter a tal componente que falta, Reflexões do Conteúdo Leccionado.
Obrigado
Publicado Tomás Soares
Próspero Ano Novo
O Amigo Das Ciências gostaria de lhe desejar um Próspero Ano Novo! Que 2009 só traga Alegrias a todos!
Publicado Tomás Soares