Vénus

Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar. Tem este em honra da deusa romana do amor, Vénus. É um planeta telúrico ou terrestre e é o planeta que mais se assemelha à Terra. São similares quanto ao tamanho, massa e composição. A sua órbita é uma elipse praticamente circular.

A partir da Terra só pode ser visto algumas horas. Apesar disto, quando Vénus está mais brilhante pode ser visto durante o dia. É um dois únicos corpos celestes que podem ser vistos tanto de dia como de noite (o outro é a Lua). Vénus é conhecido nalguns países como a estrela da manhã. Assim Vénus sempre foi conhecido como planeta mesmo nos tempos pré-históricos.

Não possui satélites naturais, demora 224 dias na sua órbita sobre o Sol e tem o seu movimento de rotação, maior que o de translação. Demora 243 dias a rodar sobre si. A sua rotação retrógrada ou seja, gira ao contrário da Terra.



Vénus possui uma densa atmosfera, composta em sua maior parte por dióxido de carbono. A enorme quantidade de CO2 da atmosfera provoca um forte efeito estufa que eleva a temperatura da superfície do planeta até 460 °C. Isto faz Vénus ser mais quente do que Mercúrio, apesar de estar a mais do que o dobro da distância do Sol que este e receber somente 25% da sua radiação solar.

A densa atmosfera de Vénus faz com que os meteoritos se desintegrem rapidamente na sua descida à superfície, embora os maiores possam chegar à superfície. Assim não tem a superfície carregada de crateras mas sim de enormes rios de lava devido á enorme actividade vulcânica.