A Terra é um planeta do Sistema Solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas telúricos. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectónicas animadas de movimento e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A Terra é o único corpo planetário conhecido que possui vida da forma a qual conhecemos.
O planeta Terra tem aproximadamente uma forma esférica, mas a sua rotação causa uma pequena deformação, a achatação nos pólos.
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas rochosos, é dividido por critérios químicos em uma camada externa, a crusta de silício, um manto altamente viscoso, e um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada líquida dá origem a um campo magnético devido a convecção de seu material, electricamente condutor.
O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar à superfície, através de erupções vulcânicas e fendas oceânicas.Camadas terrestres, a partir da superfície:
Litosfera (de 0 a 60,2km)
Crosta (de 0 a 30/35 km)
Manto (de 60 a 2900 km)
Astenosfera (de 100 a 700 km)
Núcleo externo (líquido - de 2900 a 5100 km)
Núcleo interno (sólido - além de 5100 km)
A Terra tem apenas um satélite, a Lua, e tem um enorme geodinamismo interno e grande dinamismo externo.
A Terra é um caso único de sorte e acaso quanto à sua formação de maneira a albergar a vida.
Terra
Publicado Tomás Soares