Primeiro teste do 2º Período

É já esta Sexta-feira que vamos ter o primeiro teste deste segundo período. Para aqueles que tencionam subir ou alcançar boas notas, trata-se de um teste crucial já que antecede o Teste Intermédio. Resta-nos estudar, e para os mais distraídos fica aqui o link para os objectivos do teste:

Clica aqui

Confirmados cinco mortos na praia

Uma derrocada na Praia Maria Luísa, em Albufeira, por volta das 11h25, provocou já 5 vítimas mortais. A manutenção dos trabalhos no local faz prever a existência de mais vítimas.


Um quinto cadáver acaba de ser resgatado na Praia Maria Luísa, em Albufeira, o que eleva para cinco o total de mortes confirmadas na sequência da derrocada, esta manhã, da falésia existente no local. A recuperação deste corpo ocorreu pouco tempo depois dos bombeiros terem retirado do local outras duas vítimas do trágico acidente de hoje. A água do mar, que as improvisadas barreiras não impediram que inundasse o local do desmoronamento, cobriu a zona onde se sabia que estavam as vítimas e atrasou o processo de resgate.

A primeira vítima mortal (um homem de 60 anos) havia sido retirada logo após o acidente e a segunda (uma mulher de 38) viria a falecer já no Hospital de Faro. Os últimos três cadáveres retirados do local são de três mulheres, duas com menos de 25 anos e outra na casa dos 50, contou à Lusa uma fonte do INEM.

Neste momento estão confirmadas cinco mortes, mas suspeita-se da existência de mais soterrados no local, uma vez que os bombeiros prosseguem com as escavações, agora que a maré voltou a baixar.

Uma testemunha que estava na praia Maria Luísa em Albufeira, onde ocorreu esta sexa-feira uma derrocada, contou à Lusa que uma parte da falésia desabou e que as rochas se estendem até ao mar.

Fonte: http://aeiou.visao.pt/confirmados-cinco-mortos-na-praia-maria-luisa=f526558

Reflexão: É triste que coisas destas aconteçam todos os Verões. Segundo os Portugueses, só acontecem acidentes aos outros. É com este pensamento que as pessoas não se consciencializam dos perigos, até por exemplo quanto à sua posição na praia. O risco geológico é raramente percebido pelo que muitos acidentes evitáveis acontecem a toda a hora.

Barragens

A construção de qualquer estrutura tem de ser rigorosamente planeada devido ao possível impacto ambiental. As barragens são um exemplo. Da sua construção surgem vantagens e desvantagens.


Vantagens - São fonte de energia Hidroeléctrica, pelo que energias renováveis e amigas do ambiente são sempre uma vantagem. Servem de abastecimento e fornecimento de águas para fins agrículas ou para abastecimento de seres vivos. Além disto, é assim possível uma regulação do caudal.

Desvantagens - A montante aumenta a deposição de sedimentos e erosão a jusante. Acidentes ou falhas podem provocar inundações. Uma barragem pode ainda ser responsável por impactesnegativos sobre os ecossistemas já que podem limitar os fluxos migratórios de alguns peixes.

Reflexão: Assim como tudo na vida, tudo tem vantagens e desvantagens. As barragens não fogem à regra mas eu acho que as vantagens são muito benéficas. As desvantagens devem ser controladas ao máximo para prevenir situações negativas.

Rio, leito e bacia hidrográfica

Os rios são correntes de água superficiais cuja área (leito) variam consoante as chuvas. Assim, à área que o curso de água pode ocupar chama-se de leito. O leito de cheia ocorre em situações de forte precipitação.


O rio principal com os seus afluentes e subafluentes formam a rede hidrográfica e a área drenada por esta rede constitui a bacia hidrográfica.

Reflexão: A actividade do reio vai implicar a erosão, o transporte e a deposição de detritos e sedimentos. A erosão é maior junto à nascente, o transporte ocorre ao longo do trajecto e a deposição ocorre normalmente junto à foz.

Barragem do Alqueva

A Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva.

Possui uma altura de 96 metros e um comprimento de coroamento de 458 metros. A albufeira atinge, à cota máxima, os 250 km², sendo o maior lago artificial da Europa.

Foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_Alqueva

Reflexão: Como temos vindo a estudar, as barragens são grandes estruturas que implicam muitos estudos. Têm principalmente a função de controlar os caudais dos rios, mas também de produzir energia Hidroeléctrica. Se o planeamento das barragens não for o melhor, o ambiente sofrerá grandes alterações. É o exemplo infeliz de algumas espécies que não conseguem chegar aos seus lugares de postura.

Ocupação antrópica

O primeiro tema tratado em Geologia foi a Ocupação antrópica. Reside na ocupação de grandes áreas da superfície terrestre por parte do Homem e da consequente alteração das paisagens humanas.

Clique aqui para ver melhor a imagem

A ocupação de espaços pelo Homem tem de ser sempre bem planeada. Assim o Ordenamento antrópico é o conjunto de todos os processos para a organização do espaço, com vista para a sua alteração e utilização, de acordo com as suas capacidades.

Reflexão: Tudo que diz respeito à alteração da Natureza deve e tem de ser devidamente pensado e reflectido. Infelizmente, hoje em dia, a corrupção e a ignorância instalou-se nos governos. Digo isto porque muitos espaços são arruinados, sendo alguns destes, o habitat de espécies únicas. É também importante pensar que se o ordenamento não for bem feito, nós também podemos ser prejudicados. Basta olhar para a imagem acima; o problema destas cidades modernas é praticamente não haver árvores. É realmente uma realidade muito triste para o ser humano que vê o Planeta Terra a adoecer.

Recolha de dados

À Segunda-Feira sou frequentemente chamado de jardinheiro ou de agricultor. Muitas pessoas vêm-se impressionadas com os vários grupos que andam pela escola a observar árvores. Eu principalmente, fico impressionado com o facto de nunca me ter apercebido da diversidade destas árvores. São vários os exemplares e mesmo quando vamos a dizer, "Olha mais um pinheiro...", ficamos espantados com as diferenças. Tem sido de facto uma actividade interessante e que o meu grupo está particularmente a gostar. Ficam aqui algumas fotos da aula de hoje:

De volta à Geologia!

A Biologia já está toda dada, voltamos à Geologia!


É de facto a minha parte favorita da disciplina, e na última aula já abordámos conteúdos relacionados com esta vertente da disciplina, conteúdos esses que em breve serão postados.

Sismo de 7.0 no Haiti

Foi ontem, dia 12 de Janeiro de 2010, que um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude 7.0 na escala de Richter, atingiu o Haiti a aproximadamente 22 Km da capital, Porto Príncipe. De seguida, foram sentidos na área múltiplos tremores com magnitude em torno de 5.9 graus.


Estima-se que 80 % das construção de Porto Príncipe foram destruídas ou seriamente danificadas. O número de mortos não é conhecido com precisão, embora fontes noticiosas afirmarem que podem chegar aos 200 mil, e o número de desabrigados pode chegar aos três milhões. Diversos países disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do continente americano. Segundo as Nações Unidas, o sismo foi o pior desastre já enfrentado pela organização desde sua criação em 1945.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

Reflexão: No espaço de apenas uma semana, os noticiários abrem com as histórias das catástrofes que se têm sentido. Primeiro um um sismo nas Ilhas Salomão, depois cheias no Brasil e agora um devastador sismo no Haiti. Estes eventos não me passam ao lado, ficam-me na memória não pela destruição mas pela repetição destas catástrofes. O planeta está-se a ressentir da poluição e estes eventos sísmicos são um dos avisos para que as mudanças sejam radicais.

Herbário - Base de dados

A nossa primeira tarefa de 2010 vai passar pelos jardins da escola. Foi-nos proposto a realização de um Herbário onde armazenaremos alguns dados relativamente às árvores que nos rodeiam. A actividade já está em curso e neste Terça pôde-se ver os alunos a tirar fotos e a recolher algumas folhas.


O meu grupo ficou encarregue da maior área, contudo já temos uma enorme base de dados, não só de belas árvores, mas também das asneiras que se fazem no tratamento destes seres vivos. Algumas das fotos tiradas já se podem ver na barra lateral do E-Portefólio.

Robert Whittaker

Robert Whittaker (1920 - 1980) foi um biólogo norte-americano. Propôs em 1969 uma classificação taxonómica da diversidade das espécies em cinco reinos:

• Monera - inclui os organismos procariontes, bactérias e algas azuis.
• Protista - integram os protozoários, as algas e outros seres com pouca diferenciação das células.
• Fungi - os fungos, uni ou pluricelulares, heterotróficos.
• Plantae - os vegetais, eucarióticos, multicelulares, que possuem clorofila.
• Animalia - a ele pertecem todos os animais, multicelulares, heterotróficos, de células eucarióticas.

Fonte: http://www.infopedia.pt/$robert-whittaker

Reflexão: As classificações de Whittaker permitem uma perspectiva diferente da biodiversidade. Todos os seres surgiram dum ancestral comum e é surpreendente ver que há tantos tipos de seres vivos. Os cinco reinos que propôs são a prova da grande diverdade de formas de vida.

Sistemas de classificação

Nem sempre se utilizou o actual sistema de classificação. Originalmente era aceite um modelo de dois reinos propostos por Lineu.Segundo este havia o reino Platae e Animalia.






Haeckel propôs um novo sistema com três reinos. Diferenciou as bactérias e fungos num reino muito heterogéneo - Protista.




Copeland introduziu mais um reino, o reino Monera. No reino Protista haviam vários tipos de seres vivos, procariontes e eucariontes, por isso separou-os.






Whittaker propôs o modelo que hoje é aceite. Introduziu o reino Fungi onde colocou fungos e algumas algas. Este é o modelo mais completo e todos os reinos têm parâmetros para nele serem introduzidos seres vivos.

Nomenclatura

Há regras para a atribuição de nomes aos seres vivos; para designar científicamente tem de se obdecer a certas regras:

Todas as espécies são designadas por dois nomes em latim. Ex: Anaecypris hispanica (Saramugo)

O primeiro nome é o do género da espécie e tem de começar por maiúscula. O segundo nome é o restritivo específico e tem de começar por minúscula.

O autor pode ser citado à frente da designação científica. Ex: Canis vulgaris Linneu

Se pretendermos denominar uma sub-espécie utilizamos ainda o restritivo sub-específico. Ex: Homo sapiens sapiens

Sistemática

A Sistemática e a Taxonomia são Ciências, que de acordo com certos parâmetros, agrupam os seres vivos em vários grupos. Cada grupo é chamado de taxa.

Segundo a Taxonomia de Lineu, agrupam-se os seres numa hierarquia. Se considerarmos uma ordem crescente de diversidade temos:

Imagem CienTIC

Reflexão: Segundo esta organização, os seres vivos agrupam-se hierarquicamente em grupos organizados cada vez mais amplos. A espécie é a unidade básica de classificação e o reino abrange todas as formas de vida.

Lineu

Lineu foi um botânico e zoólogo Sueco que nasceu em 1707 e morreu em 1778. Criou a nomenclatura binomial e a classificação científica, sendo assim considerado o "Pai da Taxonomia moderna". Das suas viagens pelo norte da Escandinávia trouxe para o conhecimento científico mais de 100 espécies vegetais e muitas observações de outros ramos das ciências naturais. As suas obras mais importantes foram Fundamenta Botanica (1736), Genera Plantarum (1737), Classes Pantarum (1738), sendo que a que lhe deu celebridade foi Systema Naturae (1735).Para além de classificar animais e plantas, Lineu catalogou também minerais.

Fonte: http://www.infopedia.pt/$carl-lineu

Sismo de 6.5 perto das Ilhas Salomão

Um sismo de magnitude 6.5 na escala de Richter foi ontem registado perto das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, de acordo com o Instituto Geológico dos EUA.


A Reuters aponta que até ao momento não há informações que dêem conta de danos ou da existência de feridos ou mortos. Também não foi accionado qualquer alerta de tsunami.

O epicentro deste sismo localiza-se a 88 quilómetros a sul-sudeste de Gizo, nas Ilhas Salomão, a uma produndidade de 10 quilómetros.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/sismo-ilhas-salomao-terramoto-tvi24/1113669-4073.html

Retomar das aulas

A escola regressa e com ela vêm as habituais responsabilidades. Agora com todo o material ao meu dispor, vou trabalhar para voltar a ter um blog de eleição.

Estejam atentos...