Sismo de 7.0 no Haiti

Foi ontem, dia 12 de Janeiro de 2010, que um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude 7.0 na escala de Richter, atingiu o Haiti a aproximadamente 22 Km da capital, Porto Príncipe. De seguida, foram sentidos na área múltiplos tremores com magnitude em torno de 5.9 graus.


Estima-se que 80 % das construção de Porto Príncipe foram destruídas ou seriamente danificadas. O número de mortos não é conhecido com precisão, embora fontes noticiosas afirmarem que podem chegar aos 200 mil, e o número de desabrigados pode chegar aos três milhões. Diversos países disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do continente americano. Segundo as Nações Unidas, o sismo foi o pior desastre já enfrentado pela organização desde sua criação em 1945.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

Reflexão: No espaço de apenas uma semana, os noticiários abrem com as histórias das catástrofes que se têm sentido. Primeiro um um sismo nas Ilhas Salomão, depois cheias no Brasil e agora um devastador sismo no Haiti. Estes eventos não me passam ao lado, ficam-me na memória não pela destruição mas pela repetição destas catástrofes. O planeta está-se a ressentir da poluição e estes eventos sísmicos são um dos avisos para que as mudanças sejam radicais.