Ocupação antrópica

O primeiro tema tratado em Geologia foi a Ocupação antrópica. Reside na ocupação de grandes áreas da superfície terrestre por parte do Homem e da consequente alteração das paisagens humanas.

Clique aqui para ver melhor a imagem

A ocupação de espaços pelo Homem tem de ser sempre bem planeada. Assim o Ordenamento antrópico é o conjunto de todos os processos para a organização do espaço, com vista para a sua alteração e utilização, de acordo com as suas capacidades.

Reflexão: Tudo que diz respeito à alteração da Natureza deve e tem de ser devidamente pensado e reflectido. Infelizmente, hoje em dia, a corrupção e a ignorância instalou-se nos governos. Digo isto porque muitos espaços são arruinados, sendo alguns destes, o habitat de espécies únicas. É também importante pensar que se o ordenamento não for bem feito, nós também podemos ser prejudicados. Basta olhar para a imagem acima; o problema destas cidades modernas é praticamente não haver árvores. É realmente uma realidade muito triste para o ser humano que vê o Planeta Terra a adoecer.