Himalaias


Os Himalaias formam um grande sistema montanhoso, que incluem o Himalaia propriamente dito. Este sistema estende-se por seis diferentes nações: Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, Butão e República Popular da China. Juntas estas cordilheiras, o sistema montanhoso do Himalaia é o lugar do mundo, e lar dos picos mais altos do planeta, o Monte Evereste (8844 m) e o K2 (8611 m).


O pico mais alto fora dos Himalaias é o Aconcágua, nos Andes, com 6962 m, e somente no Himalaia há mais de 100 picos excedendo os 7200 metros de altitude.


Os Himalaias são fonte de duas das maiores bacias hidrográficas: a bacia do rio Indo e a bacia do Ganges-Bramaputra. Aproximadamente 1000 milhões de pessoas vivem nas bacias hidrográficas de rios que nascem no Himalaia. Entretanto, a densidade populacional dos Himalaias é muito baixa e poucos são os centros populacionais, sobretudo na vertente meridional. O Himalaia influencia também fortemente o clima, a vegetação e a distribuição dos animais.


A cadeia Himalaia consiste de três cadeias paralelas, que do sul para o norte, são o sub-Himalaia, os Pequenos Himalaias e os Grandes Himalaias. As montanhas começaram a se formar por dobras há 40 milhões de anos atrás, quando o subcontinente indiano se projectou em direcção ao norte contra a principal massa terrestre asiática.