Um dos temas que abordámos este período foi a origem dos seres eucariontes. Ao longo dos anos surgiram duas teorias mais aceites. Hoje vou falar do Modelo Autogenético.
Segundo este modelo, a célula eucariótica terá surgido a partir de organismos procariontes. O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgiram a partir de células procarióticas que desenvolveram sistemas endomembranares a partir de invaginações existentes na membrana plasmática.
Desta forma foi possível às células fazer uma divisão interna das suas funções, ou seja, os organelos especializaram-se. Os defensores deste modelo sugerem que o primeiro compartimento a surgir dentro da célula foi o invólucro nuclear, o que permitiu a individualização do material genético no interior do núcleo. Em fases seguintes, terão surgido outros organelos membranares especializados.
Reflexão: Dos dois modelos existentes este é o que me parece a mim menos esclarecedor. É capaz de argumentar a formação do núcleo mas faltam-lhe provas concretas que apoiem este modelo. Mesmo assim não deixa de ser uma explicação coerente para a origem das células eucarióticas.
Modelo autogenético
Publicado Tomás Soares Marcadores: Conteúdo Leccionado