Nas células eucarióticas existem organelos especializados na oxidação completa do Ácido Pirúvico obtido na Glicólise, as Mitocôndrias. Através desta oxidação, originam-se compostos muito simples como a Água ou o Dióxido de Carbono. Este processo só ocorre na presença de Oxigénio, designando-se Respiração Aeróbica.
1ª Etapa - Glicólise
É uma etapa comum à fermentação. Ocorre no hialoplasma e conduz à formação de duas moléculas de ATP, duas moléculas de NADH e H+ e duas moléculas de Ácido Pirúvico.
2ª Etapa - Formação de Acetil-Coenzima A
Na presença de Oxigénio, o Ácido Pirúvio entra na Mitocôndria, onde acaba por ser descarboxilado - perde uma molécula de Dióxido de Carbono - e oxidado - perde um Hidrogénio usado para reduzer o NAD+, formando NADH e H+.
3ª Etapa - Ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, é um conjunto de reacções metabólicas que leva à oxidação completa da Glicose. Estas reacções ocorre na matriz da mitocôndria e é catalizado por um conjunto de enzimas.
Por cada molécula de Glicose degradada, formam-se no Ciclo de Kerbs:
-> 6 Moléculas de NADH;
-> 2 Moléculas de FADH2;
-> 2 Moléculas de ATP;
-> 4 Moléculas de Dióxido de Carbono.
4ª Etapa - Cadeia Transportadora de Electrões
As moléculas de NADH e FADH2, formadas anteriormente, transportam electrões que vão percorrer uma séria de proteínas, até serem captados por um aceptor final, o oxigénio. Estas proteínas aceptoras de electrões constituem a Cadeia Transportadora de Electrões ou Cadeia Respiratória, encontrando-se na membrana interna das Mitocôndrias.
Respiração Aeróbica
Publicado Tomás Soares