Descoberta do DNA

A descoberta do DNA deu-se em 1869 e foi feita pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher1 (1844 - 1895). Miescher tentava determinar os componentes químicos do núcleo celular quando descobriu a presença de um composto de natureza ácida que era desconhecido até à altura. Foi denominado por Miescher como Nucleína.

Em 1880, um outro pesquisador alemão, Albrecht Kossel (1883 - 1927), demonstrou que a nucleína continha bases azotadas na sua estrutura.

Nove anos depois, Richard Altmann (1852 - 1900), um aluno de Miescher, obteve a Nucleína com um alto grau de pureza. Assim comprovou a sua natureza ácida e deu-lhe o nome de Ácido Nucleico.

A partir daí, foi descoberto que a degradação do ácido nucleico libertava quatro tipos de bases:

- Adenína e Guanína;

- Citosína e Timína.

Foi demonstrado também que um outro produto da degradação do ácido nucléico era um glicídio com 5 átomos de carbono, uma pentose, no caso uma desoxirribose. O fósforo estava presente na forma de um derivado do ácido fosfórico - o fosfato.

Reflexão: Os estudos dos ácidos nucléicos continuaram por muitos anos sem que os cientistas soubessem de sua importância como material hereditário e genético, descoberta que só foi realizada muitos anos depois.