Osmorregulação Em Meio Terrestre

A formação de urina ocorre no Nefrónio - Unidade Estrutural e Funcional do Rim. O Sangue é filtrado na cápsula de Bowman, resultado o filtrado glomerular. Este é idêntico ao plasma sanguíneo, apenas não contendo proteínas e lípidos que não são filtrados. As substâncias úteis como água, glícidos ou sais minerais são reabsorvidas para a corrente sanguíneo ao longo do tubo urinífero.


O ADH - Hormona Antidiurética - controla os mecanismos de retroalimentação negativa quanto à osmorregulação.

Em dias de grande exercício ou em que estamos pouco hidratados, a quantidade de plasma sanguíneo diminui e o sangue fica concentrado em solutos. Isto resulta numa elevação da pressão osmótica que é detectada pelo Hipotálamo. Este produz e liberta ADH na corrente sanguínea que se irá ligar a osmorreceptores na membrana dos tubos uriníferos. Assim a permeabilidade dos rins aumenta e há uma maior reabsorção de água e repõe-se a pressão osmótica do sangue.


Se houver uma descida na pressão osmótica do sangue, o sangue vai ficar diluído pela grande quantidade de água na sua constituição. O Hipotálamo irá inibir a libertação de ADH, fazendo diminuir a absorção nos tubos uriníferos. Assim a urina será mais diluída e haverá maior perdas de água, reequilibrando a pressão osmótica.