Hipótese da Tensão-Coesão-Adesão

Estudos realizados indicam que existe uma relação direta entre a transpiração e a ascensão da água no xilema, sendo a transpiração o motor essencial da ascensão da seiva bruta.

Mais de 90% da água absorvida do solo é perdida por transpiração, sendo grande parte da transpiração realizada de dia. Assim, durante o dia, devido às elevadas taxas de transpiração, cria-se um défice de água nas folhas. Durante a noite, a transpiração é mínima, e a absorção radicular de água é máxima.

Assim, segundo esta hipótese:


Durante o dia a escassez de água nas folhas faz com que o meio fique hipertónico em relação ao xilema. O soluto elevado cria forças de tensão (diferença de potencial - pressão negativa).
As moléculas de água tendem a juntar-se devido às pontes de hidrogénio, mantendo-se unidas numa coluna contínua. Assim é correcto dizer que as pontes de hidrogénio exercem uma força de coesão.


Além das forças de coesão, as moléculas de água possuem grande capacidade de adesão a outras substâncias, aderindo às paredes xilémicas. A tensão no mesofilo faz com que entre água por osmose. Devido às propriedades de adesão e coesão da água, a água movimenta-se numa corrente contínua. Assim, a entrada de água no mesofilo faz mover toda a coluna hídrica sendo que, quanto maior a taxa de transpiração foliar, maior é a velocidade de ascensão xilémica.


A ascensão da coluna hídrica diminui o potencial hídrico no xilema radicular, aumentando assim a entrada de água no xilema por osmose e aumentando também a taxa de absorção radicular de água.

Assim, devido a estas três forças básicas, é estabelecida uma corrente contínua de água no xilema, entre as raízes e as folhas. Este fenémeno permite a ascensão de seiva bruta a grandes alturas, sendo este modelo aceite como verdadeiro para a grande maioria das plantas vasculares.