A Evolução de Darwin

Exposição

A Fundação Calouste Gulbenkian inaugura a 12 de Fevereiro de 2009, data do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, a exposição A Evolução de Darwin, que celebra também os 150 anos da publicação do Livro A Origem das Espécies, obra fundadora da teoria da revolução.

A exposição dará a conhecer a teoria da evolução de Darwin - uma das mais importantes conquistas da história da ciência - bem como as suas ligações à biologia e à medicina contemporâneas.

Com a Evolução, Darwin explica pela primeira vez, em pleno século XIX, a diversidade da vida na Terra. Testada pelos métodos da observação e da experimentação, a Evolução é hoje uma evidência científica, como o são a existência dos átomos ou o movimento da Terra em volta do Sol.

Com implicações em praticamente todas as áreas do conhecimento, a compreensão do mundo natural de Darwin está na base do desenvolvimento de áreas como a farmacologia, a optimização das espécies agrícolas e a sustentabilidade ecológica.

Paralelamente a esta iniciativa, decorrerão outras actividades organizadas para o público de todas as idades, incluindo dois ciclos de colóquios, um programa educativo aberto a todas as escolas do ensino básico e secundário, e ainda a discussão diária de temas sobre a evolução no blogue:
http://a-evolucao-de-darwin.weblog.com.pt/.


Charles Darwin

Charles Robert Darwin nasce no seio de uma família priveligiada. Filho de um médico de sucesso e da herdeira de uma das primeiras fortunas da revolução industrial, Darwin estava destinado a uma vida tranquila na província, enquanto fidalgo ou clérigo. Mas a sua curiosidade pelo mundo natural reservarlhe-ia uma vida diferente. Uma vida extraordinária que mudaria para sempre a forma como vemos o mundo.

Desde novo, Darwin viveu fascinado pela natureza e pela ciência. Em criança caçando e coleccionando espécimes na propriedade da sua família em Shrewsbury; na universidade, em Cambridge, obececado por besouros; a bordo do HMS Beagle, na sua épica viagem à volta do mundo. Darwin nunca se cansaria de observar e explorar o mundo natural. Mais tarde, se transformaria a casa de campo em Kent num autêntico laboratório, onde desenharia e levaria a cabo uma série de experiências que iam do cruzamento de orquídeas aos hábitos das minhocas.

Baseando-se numa vida inteira de observação e experimentação, Darwin resolveu o mais importante enigma científico da sua época, concebendo uma teoria que explicava a origem da diversidade biológica e o processo pelo qual os seres vivos exibiam delicadíssimas adaptações ao ambiente.