Peixes - Anfíbios - Mamíferos e Aves

Peixes

É uma Circulação Simples. O sangue circula num único trajecto, passando apenas uma vez pelo coração, na forma de sangue venoso, em cada ciclo circulatório. O coração dos Peixes possui duas cavidades, uma aurícula e um ventrículo. Dos órgãos respiratórios, as brânquias, o sangue arterial é enviado directamente a todas as células do corpo, onde chega com baixa velocidade e pressão. Concluímos então que assim a oxigenação dos tecidos é pouco eficiente.



Anfíbios

No caso dos Anfíbios, cujo coração apresenta duas aurículas e um só ventrículo, verifica-se uma Circulação Dupla e Incompleta. Diz-se incompleta por ocorrer, no ventrículo, uma mistura parcial entre sangue arterial e venoso. Este fenómeno diminuiu a concentração de oxigénio no sangue arterial.



Mamíferos e Aves

O coração apresenta quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos, estando a metade esquerda do órgão totalmente separada da metade direita do ponto de vista anatómico e funcional. Assim, nestes animais ocorre uma Circulação Dupla e Completa, sem mistura do sangue venoso, que circula na parte direita do coração, com o sangue arterial, que circula na parte esquerda do órgão. Este facto garante um fornecimento mais eficaz de oxigénio às células que, assim, podem produzir mais energia e libertar mais calor corporal a ser distribuído a todas as partes do corpo, mantendo constante a sua temperatura. A manutenção da temperatura corporal é uma das chaves da capacidade de adaptação e sucesso evolutivo de Aves e Mamíferos.