Fluidos Circulantes

Nos animais dotados de sistemas circulatórios, o fluxo de substâncias entre o meio e cada uma das células que constituem o organismo é garantido por fluidos circulantes. No caso dos Artrópodes, da maioria dos Moluscos e de outros invertebrados com sistemas circulatórios abertos, não há distinção entre o fluido circulante e o fluido interticial. O interior do corpo é preenchido por um único fluido que banha todas as células, a hemolinfa, permitindo as trocas de substâncias.

Nos Vertebrados circulam dois tipos de fluidos - o sangue e a linfa. O sangue é um tecido constituído por uma fracção líquida, o plasma, e por elementos figurados - glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e, ainda, plaquetas. O sangue é impulsionado pelo coração em direcção aos tecidos, através das artérias. Após a sua passagem pela rede de vasos capilares, é devolvido ao coração através das veias.

O líquido intersticial, que banha as células, tem origem no plasma sanguíneo que abandona os vasos capilares, carregado de nutrientes e oxigénio, necessários à sobrevivência das células. Em troca, as células libertam na linfa interticial substâncias resultantes do seu metabolismo, como produtos azotados e dióxido de carbono. Muitos leucócitos, igualmente provientes da rede capilar sanguínea, circulam entre as células.

A renovação e a estabilidade osmótica do líquido interticial são indispensáveis à manutenção da vida celular. Uma parte deste líquido regressa ao sangue, na zona venosa da rede capilar, mas outra parte é drenada para capilares linfáticos e conduzida para vasos de maior calibre, os vasos linfáticos. Estes, tal como os vasos sanguíneos, encontram-se disseminados nos diferentes órgãos do corpo e integram o sistema circulatório linfático. O fluido que circula nestes vasos designa-se por linda circulante, sendo constituído por um líquido similar ao plasma sanguíneo e por leucócitos. A linfa circulante acaba por ser devolvida à corrente sanguínea.


Função Dos Líquidos Circulantes:
->
Trnasporte de nutrientes;
-> Trnasporte de oxigénio e remoção de Dióxido de Carbono;
-> Remoção de produtos azotados;
-> Transporte de hormonas;
-> Defesa do organismo;
-> Distribuição de calor.


Fonte: Preparação para os Testes Intermédios, Biologia e Geologia, José Manuel Salsa