Velociraptor Mongoliensis

Hoje escolho outro dinossauro muito conhecido e apreciado: o Velociraptor!



O Velociraptor, Velociraptor Mongoliensis, que significa "Ladrão Veloz" foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretácico à semelhança do T-Rex.

Foi um grande predador que caçava em bando. Era leve, e muito rápido, possuía óptima visão e pensa-se que detinha um cérebro bastante desenvolvido, além de um poderoso maxilar. Mas o que o tornava um letal predador era possuir uma terrível garra móvel em forma de foice num dedo da pata, que era usada provavelmente para furar, rasgar ou prender-se no corpo das presas.



O velociraptor recebe grande atenção da comunidade científica porque há fortes indícios de que possuía penas, característica das aves e não dos répteis.

É também um dos dinossauros mais famosos, tendo participado de vários filmes de cinema (Jurassic Park).

Recentemente, através de pesquisas e testes, descobriu-se que as garras do velociraptor não serviam para rasgar o ventre ou o pescoço da presa, já que a sua parte inferior não era cortante ou afiada, mas sim arredondada. Portanto, provavelmente não era usada para rasgar, e sim para perfurar.

- Altura: Até 2 metros;
- Comprimento: 2,5 metros;
- Peso: Cerca de 80 Quilogramas;
- Garra: 6,5 centímetros.

O comprimento, altura e peso deste dinossauro é uma incógnita já que há achados com estas medidas e outros de muito mais pequeno porte.