Evolução...

Este é apenas um vídeo de 5 minutos, um vídeo de 5 minutos que pode mudar a opinião de muitas pessoas relativamente a certos aspectos. Isso sucedeu-se comigo e recomendo que vejam este vídeo... É rapidito!
Legendado


Reflexão: Apesar de não conseguir acreditar em muitas coisas que dizem aqui, outras são verídicas e de grande relevância. Este vídeo justifica a designação de "consusmistas" na sua totalidade e fez-me pensar no que faço diariamente. É quase impossível mudar os hábitos de quem cresce numa sociedade destas, e é mesmo impossível reter os avanços tecnológicos. O que é que isto significa para nós? Que em 2049 vamos ser governados por um computador? Que num futuro vamos estar-nos a preparar para funções que ainda não existem? Cada um tira as suas conclusões.

Descoberta do DNA

A descoberta do DNA deu-se em 1869 e foi feita pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher1 (1844 - 1895). Miescher tentava determinar os componentes químicos do núcleo celular quando descobriu a presença de um composto de natureza ácida que era desconhecido até à altura. Foi denominado por Miescher como Nucleína.

Em 1880, um outro pesquisador alemão, Albrecht Kossel (1883 - 1927), demonstrou que a nucleína continha bases azotadas na sua estrutura.

Nove anos depois, Richard Altmann (1852 - 1900), um aluno de Miescher, obteve a Nucleína com um alto grau de pureza. Assim comprovou a sua natureza ácida e deu-lhe o nome de Ácido Nucleico.

A partir daí, foi descoberto que a degradação do ácido nucleico libertava quatro tipos de bases:

- Adenína e Guanína;

- Citosína e Timína.

Foi demonstrado também que um outro produto da degradação do ácido nucléico era um glicídio com 5 átomos de carbono, uma pentose, no caso uma desoxirribose. O fósforo estava presente na forma de um derivado do ácido fosfórico - o fosfato.

Reflexão: Os estudos dos ácidos nucléicos continuaram por muitos anos sem que os cientistas soubessem de sua importância como material hereditário e genético, descoberta que só foi realizada muitos anos depois.

Química e estrutura DNA

A unidade básica dos ácidos nucleicos é o nucleótido, um monómero constituído por uma pentose, um grupo fosfato e uma base azotada.

No DNA, os nucleótidos unem-se entre o radical fosfato e o carbono 3' da pentose do novo nucleótido. Então, nas Cadeias Polinucleotídicas repete-se o processo 5' -> 3'.

Havendo diferentes características, é natural que elas resultem das seqências nucelotídicas. É o número e a ordem dos nucleótidos que definem estas diferenças. Imagem CienTIC

NASA descobre água na Lua

A NASA acabou recentemente de anunciar que há enormes quantidades de água congelada na Lua.


Se a interpretação das informações enviadas por uma nave americana de prospecção estiver correcta, poderá ter sido um grande avanço para a exploração espacial já que permitiria entre outros a construção de uma Estação Lunar. O Hidrogénio da molécula da água poderá ser utilizado como combustível e o Oxigénio como meio de permanência na Lua.

A utilização desta água como recurso na Terra, não será uma alternativa por não conter as quantidades necessárias, para satisfazer as necessidades do nosso planeta.

Extracção do DNA de um Kiwi

Foi na Terça-feira que se deu a primeira actividade laboratorial do ano; extraímos e observámos o DNA de um Kiwi. Esta actividade enquadra-se no currente programa, já que estamos a abordar estes assuntos.

1 - Cortámos um Kiwi em pequenas partes e triturámos os fragmentos resultantes num almofariz;

2 - Preparámos num gobelé uma mistura com água, sal e detergente;

3 - Colocámos a mistura no almorariz e filtrámos o produto através de um papel de filtro;

4 - Repetimos a filtração, mas desta vez com algodão hidrófilo;

5 - Adicioná-mos ao álcool em proporções idênticas ao filtrado e esperámos até se formar duas fases;

6 - Retirá-mos algum material do "novelo de DNA" e procedemos a uma coloração para melhor observação.

Ácidos nucleicos

Tanto o DNA como o RNA, duas biomoléculas químicamente muito parecidas, desempenham funções importantes quanto ao nível da informação e das características genéticas.


Enquanto que o Ácido Desoxirribonucleico contém as características de cada um, o Ácido Ribonucleico transmite informações.

Regresso às aulas

É hoje, dia 11 de Setembro que todo o país regressa à escola! E é assim, com o retomar das aulas que voltam algumas das responsabilidades. Uma delas é a actualização do Portefólio de cada um, então retomo um longo trabalho que vem já desde o ano passado!

Os formatos destes Blogs são todos muito parecidos, pelo que o meu não fugirá à regra! Em princípio continuará o mesmo formato em todo o seu conteúdo, o que significa que o meu espaço continuará com o máximo de empenho possível!