As Maiores Envergaduras

A maior envergadura actualmente pertence ao Albatroz, Diomedea exulans. Em alguns casos chega a ultrapassar os 3.5 metros. Estas asas tão grandes dificultam-lhes começar o voo mas facilitam quando planam.

Osmorregulação Em Meio Terrestre

A formação de urina ocorre no Nefrónio - Unidade Estrutural e Funcional do Rim. O Sangue é filtrado na cápsula de Bowman, resultado o filtrado glomerular. Este é idêntico ao plasma sanguíneo, apenas não contendo proteínas e lípidos que não são filtrados. As substâncias úteis como água, glícidos ou sais minerais são reabsorvidas para a corrente sanguíneo ao longo do tubo urinífero.


O ADH - Hormona Antidiurética - controla os mecanismos de retroalimentação negativa quanto à osmorregulação.

Em dias de grande exercício ou em que estamos pouco hidratados, a quantidade de plasma sanguíneo diminui e o sangue fica concentrado em solutos. Isto resulta numa elevação da pressão osmótica que é detectada pelo Hipotálamo. Este produz e liberta ADH na corrente sanguínea que se irá ligar a osmorreceptores na membrana dos tubos uriníferos. Assim a permeabilidade dos rins aumenta e há uma maior reabsorção de água e repõe-se a pressão osmótica do sangue.


Se houver uma descida na pressão osmótica do sangue, o sangue vai ficar diluído pela grande quantidade de água na sua constituição. O Hipotálamo irá inibir a libertação de ADH, fazendo diminuir a absorção nos tubos uriníferos. Assim a urina será mais diluída e haverá maior perdas de água, reequilibrando a pressão osmótica.

O Dia Depois De Amanhã

Depois de este fim-de-semana este filme ter passado na televisão, decidi deixar aqui o trailer para quem ainda não viu o filme. De facto é um filme daqueles que merece ser visto por aqueles que gostam de ficção científica.

Reflexão: Apesar de não ser uma história verídica, é um filme que analisa e prevê os resultados de uma má gestão humana dos seus recursos. À semelhança do documentário já postado "Uma Verdade Inconveniente", este filme deixa no ar a dúvida de até que ponto este filme é fictício.

Peixes de Água Salgada e Doce

Os fluidos internos dos Peixes Ósseos Marinhos são hipotónicos quanto à água do mar, ou seja, apresentam na sua constituição uma menor quantidade de sais. Assim é natural que tendam a perder água por osmose e a ganhar sais por difusão simples. Esta tendência vai ser contrariada pela osmorregulação já que:

- O Peixe irá ingerir água que contém sais dissolvidos;
- Irá secregar sais pelas brânquias por transporte activo;
- Vai eliminar sais através de uma urina muito concentrada, logo a produção de urina é reduzida, o que implica que os glomérulos sejam de pequena dimensão.


Os fluidos internos dos Peixes de Água Doce são hipertónicos quanto à água do rio, então apresentam na sua constituição uma maior quantidade de sais. Logo têm tendência de captar água por osmose e a perder sais por difusão. A osmorregulação vai equilibrar as coisas:

- Não vai ingerir água, ao contrário dos peixes de água salgada;
- Irá absorver sais através das brânquias por transporte activo;
- Há uma produção de urina muito diluida, sendo a urina abundante o que revela glomérulos grandes.

Osmorregulação Em Meio Aquático

Para a sobrevivência de um ser vivo, é necessário que se mantenha um equilíbrio entre a água e os solutos entre as células e o meio extracelular, independentemente das alterações que se possam dar no meio externo.

Osmorregulação - É um conjunto de mecanismos que permite manter a pressão osmótica dentro de limites compatíveis com a vida.


A maior parte dos animais marinhos não regulam as concentrações de solutos do seu meio interno, variando juntamente com as mudanças osmóticas do meio externo.

Animais Osmoconformantes - Estes animais não conseguem controlar a pressão osmótica, sendo isotónicos em relação ao meio externo. Assim têm concentrações internas iguas às externas.

Animais Osmoreguladores - As condições do meio interno e externo são diferentes, sendo as características osmóticas do meio determinantes do tipo de mecanismos de osmorregulação apresentados pelo animal.

Monte Fuji


O Monte Fuji é a montanha mais alta do Japão e a 35ª mais alta do mundo. É um vulcão activo, apesar de se acreditar que apresenta um baixo risco de erupção.


Localiza-se na ilha de Honshu, a oeste de Tóquio, e pode daí ser visto num dia limpo. O Monte Fuji é um dos símbolos mais conhecidos do Japão, sendo frequentemente retratado em obras de arte e fotografias, recebendo muitas visitas de alpinistas e turistas.

Termorregulação

Os seres vivos realizam várias trocas de calor com o meio. Assim é essencial que se disponha de mecanismos reguladores das trocas, para se estabilizar a temperatura interna do corpo. Estes mecanismos podem ser estruturais, fisiológicos ou comportamentais.

Animais Homeotérmicos - São capazes de manter a sua temperatura corporal, independentemente das oscilações térmicas do meio. São endotérmicos, uma vez que geram o seu próprio calor interno, aumentando as suas taxas metabólicas ou activando mecanismos de arrefecimento.


Animais como o cão, a termoregulação age de acordo com o feedback negativo mantendo a temperatura constante. Ao aumentar-se a temperatura os vasos sanguíneos dilatam-se dissipado calor à superfície corporal. Outra maneira de dissipar calor é ao suar, a sudorese ou produção de suor arrefece o corpo porque a sua evaporação arrefece a pele. Ao baixar-se as taxas metabólicas, também é possível reduzir-se a produção de calor.

Quanto se baixa a temperatura há uma vasoconstrição da rede capilar periférica para manter calor. A erecção dos pêlos também favorece a manutenção do ar quente junto à pele. Tremuras ou outros movimentos inconscientes rápidos elevam as taxas metabólicas produzindo calor interno.

Animais Poiquilotérmicos - As suas temperaturas variam em função das oscilações térmicas no meio. São considerados exotérmicos, já que dependem de fontes externas de calor para manter a sua temperatura dentro de valores aceitáveis.


Animais como os répteis procurarão locais mais quentes quando a temperatura decrescer. Quando esta aumentar, procurarão lugares mais frescos.

Extinção de Espécies


Descrição: Um simples homem está à procura de alimento, pescando para isso. Infelizmente não consegue capturar nenhum peixe.

Reflexão: Apesar da enorme biodiversidade do planeta Terra, estamos num período em que começam a surgir extinções em cadeia quase sempre devido ao crescimento demográfico e à poluição causada pelo desenvolvimento humano. A extinção associa-se quase sempre à destruição de habitats, a caça ou pesca furtiva, introdução de espécies invasoras ou até alterações climáticas. Mas a Humanidade só tem benefícios na preservação da biodiversidade já que podem ser um recurso alimentar, processar e reciclar resíduos, purificar o ar e a água, fertilizar os solos, evitar a erosão, polinizar plantas, controlar pragas ou até mesmo ser uma fonte de compostos medicinais.

Neurónio

As respostas às alterações do ambiente são fruto de coordenação nervosa. Assim os animais desenvolversam células, tecidos e órgãos especializados que juntos formam o sistema nervoso.

O neurónio é a unidade ou célula básica do sistema nervoso. Como todas as células, tem vários constituintes:


Corpo Celular - É a zona central, contém o núcleo e o citoplasma e processa toda a informação, emitindo também messagens nervosas.

Dendites - São prolongamentos do citoplasma que recebem e conduzem ao corpo celular estímulos nervosos originaos pelo ambiente ou até por outros neurónios.

Axónio - É um prolongamento citoplasmático fino e longo que transmite as respostas nervosas do corpo celular a outros neurónios. Pode ser coberto pela Bainha de Mielina.

O conjunto formado pelo axónio e pela bainha, se existir, chama-se fibra nervosa. Estas agrupam-se em feixes que juntas constituem os nervos.

Ave Venenosa

O Pitohui, Pitohui dichrous ou Ave Lixo da Nova Guiné é das únicas aves venenosas. O veneno que esta ave fabrica é a homeobatraciotoxina, típica de algumas rãs, e encontra-se geralmente nas plumas.

Dissecação De Peixe Ósseo

Foi há 4 dias que iniciámos uma nova actividade experimental. Desta vez foi-nos proposto a "Dissecação de um Peixe Ósseo".

Após se ter estudado as superfícies respiratórias e sistema circulatório dos peixes, foi-nos proposta esta actividade. A actividade foi reconhecida com êxtase e depressa foi preparado todo o material necessário. Esta actividade tinha como principal objectivo a observação de características da anatomia externa e interna.


- Através desta dissecação, foi-nos possível compreender como os órgãos e constituintes da faneca se encontram distribuídos.

- Conseguimos perceber como as brânquias actuam na medida em que as explorámos e simulámos os seus movimentos, tal como fizemos com a boca.

- Foi também possível compreender de que forma estavam distribuídos as suas barbatanas.

- No fundo, esta actividade orientou o nosso estudo relativamente aos peixes, integrando temas como os sistemas de transporte, digestivo e respiratório, os quais foram melhor assimilados e compreendidos após esta dissecação.

- A actividade experimental decorreu bastante bem, na medida em que as dissecações do peixe foi feita de forma correcta e foi possível alcançar os objectivos esperados.

Regulação Em Animais

Um ser vivo realiza trocas contínuas tanto de energia como de matéria com o exterior. Assim o organismo tem de manter as condições do meio interno até limites que lhe proporcionem viver, independentemente das mudanças verificadas no ambiente.


Homeostasia - Consiste na manutenção das características do meio interno, devido a ajustes do equilíbrio dos sistemas biológicos.

Para se manter um equilíbrio homeostático é necessário a intervenção de mecanismos reguladores que compensem as mudanças efectuadas. Esta resposta do sistema a uma mudança processa-se por feedback ou retroalimentação.

Retroalimentação Negativa - Quando se dá uma alteração é accionada uma resposta que contraria o sentida da mudança, de maneira a equilibrar o sistema. Assim é promovido o equilíbrio homeostático.

Retroalimentação Positiva - Esta resposta aumenta os efeitos da alteração, desequilibrando ainda mais o sistema, não favorecendo a homeostasia.

Cataratas Niagara

As Cataratas do Niágara são um grande agrupamento de quedas de águas pertencentes ao Rio Niágara.


Encontram-se maioritariamente na fronteira entre o Estado Americano de Nova Iorque e da província Canadense de Ontário. Embora não seja excepcionalmente alta - 52 metros - as Cataratas do Niágara são muito largas, sendo de longe a mais volumosa queda de água localizada na América do Norte.

As Cataratas do Niágara são famosas pela sua beleza, sendo ainda uma fonte muito rentável de energia hidroeléctrica e um desafiante projecto de preservação ambiental.

Tem sido um dos preferidos destinos turísticos nos Estados Unidos há mais de um século, as cataratas do Niágara. São divididas pelas cidades vizinhas de Niagara Falls, Ontário, e de Niagara Falls, Nova Iorque.

Testes Intermédios

Após meio mês de grande aflição por causa de um período de testes dificeis volto ao trabalho.

Não vou falar ainda dos resultados obtidos a Biologia já que não estou satisfeito com os meus desempenhos e espero melhorar até postar as minhas reflexões neste Blog.