Mais Uma!

Apesar de termos a apresentação sexta dos E-Portefólios, o Blog vai estar um bocadi desactualizado porque mais uma semana difícil se avizinha! Mesmo assim quinta tentarei postar algum trabalho!

Obrigado!

Animal Mais Fiel

Os gansos juntam-se para toda a vida. Inclusive se diz, exageradamente, que quando enviuvam morrem de tristeza. As cegonhas também mantêm seus laços por toda vida, ainda que distanciam-se depois da época do acasalamento.

Brachiosaurus

Um verdadeiro gigante entre os saurópedes, não pelo seu comprimento ou mesmo pela sua altura, que eram consideráveis, mas sim como um todo. Tal como as girafas, estava adaptado para se alimentar de árvores altas e os seus dentes permitiam-lhe cortar as folhagens.


Achados Arqueológicos
Apesar de terem sido encontrados restos de dois esqueletos em Morrison no Utah e Colorado, a espécie melhor conhecida foi identificada a partir dos restos de 5 esqueletos encontrados em Tendaguru Beds, na Tanzânia.

Dimensões
Aproximadamente 23 metros de comprimento pesando até 70 toneladas; conseguiam alimentar-se de vegetação situada a 13 metros do solo. A altura relativamente aos ombros era de 6 metros.


Alimentação
Á semelhança do Diplodocus, teriam uma alimentação variada, mas a sua dieta estaria mais direccionada para folhas de cornífera e frutos.

Época
160-155 milhões de anos atrás.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e o quinto a partir do Sol. É conhecido pelos seus quatro grandes satélites: Ganímedes, Europa, Io e Calisto. Júpiter é um dos planetas do sistema solar que têm anéis.

Júpiter tem 2,5 vezes mais massa do que todos os outros planetas em conjunto. Tem 318 vezes mais massa do que a Terra, um diâmetro 11 vezes superior ao terrestre e um volume 1300 vezes maior que o da Terra.

Foi chamado por muitos cientistas como "estrela falhada". Mesmo assim, e por mais impressionante que Júpiter seja, já se descobriram vários planetas fora do Sistema Solar com massas muito maiores. Não existe uma definição inequívoca do que distingue um planeta grande e maciço, como Júpiter, de uma anã castanha, mas para que fosse uma estrela Júpiter teria de ter cerca de setenta vezes mais massa do que a que tem.

Júpiter tem também a rotação mais rápida de todos os planetas do sistema solar. A sua característica mais conhecida é provavelmente a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade com ventos de até 500 km/h. É quase duas vezes maior que a Terra, e está activa há cerca de 300 anos. O planeta está perpétuamente coberto por camadas de nuvens. Novas fotos tiradas pelo telescópio Hubble mostram uma nova mancha vermelha surgindo próxima à Grande Mancha Vermelha.

Júpiter costuma ser o quarto corpo mais brilhante no céu (depois do Sol, da Lua e de Vénus). O planeta é conhecido desde os tempos antigos. A descoberta de Galileu Galilei em 1610 de quatro grandes satélites naturais gravitando ao redor de Júpiter, hoje chamados satélites galileanos (Io, Europa, Ganímedes e Calisto) foi a primeira descoberta de movimentos de corpos no espaço aparentemente não tendo a Terra como centro. Este foi o maior ponto a favor da teoria heliocentrista do movimento dos planetas, de Nicolau Copérnico.

Fim-De-Semana

Como prometido agora postarei as postagens todas até hoje!

Caça Ao Diplodocus

Este vídeo é também pertencente ao espaço do "Tempo Dos Dinossauros". Foi retirado do documentário de onde retiro e posto todas as informações. Chama-se O Tempo Dos Dinossauros de Tim Haines. Divide-se em várias episódios, mas escolhi este pequeno excerto porque mostra uma cena de caça entre os dois últimos dinossauros ilustrados.

Um grupo de Alossauros detecta uma manada de Diplodocus. Tal e qual como todos os outros carnívoros, de certa maneira eles sentem as fraquezas de algumas presas. Vaõ ver a caçada a um Diplodocus doente. Os Alossauros tentarão isolo-lo mas mesmo assim um dinossauro de 30 metros e 20 toneladas não é presa fácil.

Saramugo

Mais um trabalho promovido pelo professor José Salsa. Desta vez temos que desenvolver um trabalho sobre um animal em risco de extinção, na zona Ibérica.

Calhou-me o Saramugo. Ao início parecia-me uma péssima lotaria para mim. Após perguntar ao professor o que era o Saramugo, tive como resposta "Um pequeno peixe do Guadiana. Um peixinho muito interessante até porque só existem aqui em Portugal!".

Senti-me mais interessado como é normal e até já recolhi algumas informações. Ainda não sei se passarei as informações deste trabalho para o meu Blog, ou se criarei um outro ligado a este.



Família

Cyprinidae

Espécie
Anaecypris hispanica

Estatuto de Conservação:
-> Global
Em perigo
-> Nacional
Criticamente em Perigo
-> Espanha
Em perigo

Níveis Tróficos

Nas diversas Redes Tróficas existem vários tipos de seres vivos. Existem assim três categorias de seres.

-> Produtores
-> Consumidores
-> Decompositores

Produtores
São todos os seres capazes de elaborar Matéria Orgânica a partir de Matéria Inorgânica. Assim são Seres Autotróficos, ou seja, produzem o seu próprio alimento.
São por exemplo as algas ou plantas.



Consumidores
São seres incapazes de produzir Compostos Orgânicos a partir de Compostos Inorgânicos. São Seres Heterotróficos e assim alimentam-se directa ou indirectamente da matéria elaborada por produtores ou dos próprios produtores.
São exemplos de consumidores os hervíboros, carnívoros, etc...



Decompositores
Seres vivos que obtêm a matéria orgânica a partir de outros seres vivos. Decompõem cadáveres e excrementos. Transformam Matéria Orgânica em Matéria Mineral, assegurando a devolução dos mineiras, que são introduzido pelos produtores.
São exemplos as bactérias e alguns fungos.

Cadeias Alimentares

Os seres vivos pertencentes aos ecossistemas estabelcem relações tróficas, ou seja, alimentares. Estas relações envolvem tranferência de matéria e energia entre os seres vivos e mesmo entre os seres e o meio.
A estas Relações dá-se o nome de Cadeias Alimentares.



As cadeias alimentares relacionam-se entre si e assim formam-se as teias alimentares ou Redes Tróficas.


Reflexão:
Consigo perceber que durante estes posts todos que tudo na Natureza se relaciona. Na Natureza nada foge a esta regra. Até estas interacções entre seres vivos se relacionam entre si. O Mundo é muito complexo e difícil de entender na sua totalidade!

Peixes


Descrição: Um homem pesca numa sanita junto a peixes já mortos.

Reflexão: Está cada vez mais difícil analisar os cartoons já que poucos existem que sejam interessantes ou reflectivos. Mas a verdade é que este tem a sua graça. Já vimos filmes e comédias com pessoas a pescar num buraco no gelo. Neste caso pesca-se numa sanita. Isto pode levar-nos a pensar que jã não há mais gelo para se poder pescar, isto no caso desses pescadores. O gelo vai derretendo vítima do aquecimento global.

Animal Mais Maternal

E quem ganha este prémio dos Recordes Animais é...

A fêmea do polvo!

Permanece na sua gruta cuidando dos ovos e sem comer até morrer por inanição convertida num monte de peles.

Diplodocus

O mais comprido de todos os saurópedes, embora fosse um peso-pluma comparado com outros. O seu comprimento devia-se principalmente à sua extraordinária cauda tipo chicote. Vivia em manadas de 20 ou mais indivíduos, englobando apenas adultos e juvenis sub-adultos. Possuía grandes escamas no dorso e vértebras ao longo de todo o comprimento.


Achados Arqueológicos
Baseiam-se em cinco esqueletos desprovidos de crânios bem como vários crânios acompanhados de elementos soltos do esqueleto. Foram identificadas quatro espécies de Wyoming e Colorado nos EUA.

Dimensões
Podiam atingir um comprimento máximo de 30 metros e chegavam a pesar 20 toneladas. A altura no quadril era de 5 metros. Contudo, foram encontrados ossos pertencentes a um Diplodocus que pode ter atingidio os 45 metros e as 30 toneladas.



Alimentação
Terá escolhido vegetação que pudesse rasgar com os seus dentes em forma de grampo. Uma vez que se alimentava de vegetação rasteira, os fetos devem devem ter constituído uma parte importante da sua dieta.

Época
155-145 milhões de anos atrás.

Marte


Se não dá para perceber a imagem, o que é normal, é uma imagem vinda de uma sonda espacial em Marte. Já fiz a descrição parcial deste planeta mas, não sabia que estas imagens enviadas eram tão boas e tão esclarecedoras, quanto à superfície de Marte. O solo é mesmo vermelho, arenoso e rochoso. Planeta Vermelho!

O Ar Que Respiramos


Descrição: Um homenzinho não consegue respirar e para o poder, utiliza uma máscara de oxigénio ligada a um vaso com uma pequena árvore.

Reflexão: Isto ainda não é um cenário real. Ainda não o é! Claro que não vamos andar com um arbusto às costas. Mas mesmo assim isto é um cenário provável. Já muitas vezes disse que a o homem não estuda o que faz. Limita-se a fazer. Só quando o cenário for este se vai pensar. Mas aí é muito tarde.

Gestação Mais Curta

A gravidez mais breve é o do marsupial conhecido como Bandicut de Nariz Curto. É apenas de 12 dias.

Semana Difícil

Este fim de semana haverá mais tempo para postar todo o trabalho que vai ficar em atraso até Sexta. Um teste dificil à porta assim o obriga.

Obrigado e Desculpa!

Aula de Laboratório

Ao entrarmos na Biologia temos novas tarefas. Hoje foi dia de Aula Prática! Iniciamos os trabalhos com o Micróscópio Óptico Óptico.

Primeiro vou deixar uma personalização deste:


Marte

Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de asteróides a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol).


De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra.

Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase dois anos).

Não tem satélites naturais.

Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.
Marte tem calotas polares que contêm água e dióxido de carbono gelados, a maior montanha do sistema solar - o Olympus Mons, um desfiladeiro imenso, planícies, antigos leitos de rios secos, tendo sido recentemente descoberto um lago gelado.


Hoje sabemos que poderá ter existido água abundante em Marte e que formas de vida primitiva podem, de facto, ter surgido.

Dose Dupla

Como as curiosidades hoje chegam tarde, vou tentar recompensar através de duas edições. Aqui vai!


O Animal Mais Prolífico
O pulgão do repolho é capaz de gerar num ano, uma descendência que atingiria um peso de 822 milhões de toneladas. Mesmo assim, a sua reprodução é na maior partes das vezes assexuada, sem a intervenção do macho.




Maior Gestação

A Salamandra Negra dos Alpes tem um período de gestação de 3 anos e 2 meses. O elefante tem um período de gestação de quase dois anos, 660 dias. Entre os peixes é um tubarão vivíparo com um período de gestação de 18 a 24 meses.


Alossaurus

O leão do Jurássico, o maior e mais comum carnívoro encontrado em Morrison. Trata.se de um caçador veloz, com longas garras em forma de gancho na extremidade do braço; pensa-se que os seus ataques seriam frequentes.


Achados Arqueológicos
Foram encontrados mais de 60 esqueletos, completos e parciais, em toda a extensão de Morrison, desde o Wyoming ao Novo México.

Dimensões
Chevagam a medir 12 metros, pesando cerca de 3 toneladas.


Alimentação
Carne, em grandes quantidades.

Época
150-145 milhões de anos atrás.

Nível Das Águas Do Mar


Descrição: Dois tubarões falam ao avistarem uma ilha deserta onde um náufrago pesca. Um lê um artigo sobre o Nível do Mar e conclui que em cinco anos poderão nadar até lá e comê-lo.

Reflexão: A poluição está a afectar gravemente todo o Planeta. O ser humano não tem medidas ou analisa o que faz e acabará por sofrer como neste cartoon. Os riscos são graves e o futuro depende de nós!